Palestra: Decision programming: multi-stage optimization under uncertainty

Palestra Fabricio

Problemas de decisão em vários estágios sob incerteza podem ser representados como diagramas de influência convertidos em árvores de decisão. Essas árvores podem ser resolvidas usando programação dinâmica se a estratégia ótima em um determinado ramo não depender das decisões em outros ramos não sobrepostos. Para resolver estas lacunas, propomos a Programação de Decisões, um quadro que pode abordar eficazmente este pressuposto de “não esquecer” e reter informações sobre a distribuição de resultados. Neste, convertemos problemas de decisão em programas lineares inteiros mistos equivalentes que podem ser resolvidos eficientemente, inclusive na presença de múltiplos objetivos, incerteza endógena e outras condições de dependência.

Biografia Fabricio Oliveira é Professor Associado de Pesquisa Operacional na Escola de Ciências da Universidade Aalto (Finlândia). Ele também é o líder do Grupo de Matemática Aplicada Modelagem e Otimização (Gamma-opt). Ele possui um B.Sc. (2008) e um DSc (2012) em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (Brasil). Antes de sua nomeação atual, trabalhou como pesquisador visitante no Center of Advanced Process Decision-making (CAPD) da Carnegie Mellon University (EUA), como pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Ciências Matemáticas da RMIT University (Austrália), e como Professor Assistente do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio. Seus principais interesses de pesquisa são desafios práticos e computacionais de aplicação de otimização sob incerteza para resolver problemas de planejamento de produção e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Foto turma Programação Estocástica e Otimização Robusta