Estrutura acadêmica do mestrado

Sobre o Mestrado

O curso procura desenvolver atividades avançadas em ciência e tecnologia, de maneira a contribuir para a formação de pessoal altamente qualificado para o setor produtivo e principalmente para o meio acadêmico, capaz de promover atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de modo a elevar o grau de desenvolvimento cientifico, tecnológico, econômico e social do estado de Minas Gerais e do país. O curso envolve a preparação obrigatória de uma dissertação.

Quem pode se candidatar?

Para entrada no programa não há exigência que o candidato tenha graduação em Engenharia de Produção. Na verdade, considera-se interessante que o programa também inclua alunos com formações em outras áreas, tais como outras Engenharias, Ciência da Computação, Matemática, Estatística, Economia, etc. Entretanto, cada área do Programa possui suas especificidades. Na área de Otimização de Sistemas Logísticos de Grande Porte, por exemplo, são esperados candidatos com formação quantitativa, possuindo bom conhecimento de cálculo diferencial e integral, álgebra linear, e uma boa base de estatística e de programação de computadores.

Duração do curso

A previsão é que o curso seja terminado em um período de 24 meses.

Dedicação ao curso

É desejável que os alunos tenham pelo menos 20 horas semanais de dedicação ao curso, principalmente durante o primeiro ano de estudos. Alunos com bolsas de estudos devem ter dedicação integral durante todo o período de bolsa.