Sugestões e reclamações

Leia as perguntas frequentes e suas respostas. Se ainda não encontrar respostas às suas observações, envie-nos sugestões ou reclamações.

Você pode optar por se identificar com seu e-mail (com possibilidade de resposta) ou enviar uma mensagem anônima (sem possibilidade de resposta).

Perguntas Frequentes

Selecionamos algumas respostas às perguntas frequentes. Envie-nos sua sugestão ou reclamação se ela não estiver sido respondida na lista abaixo.

• O curso de mestrado ou o doutorado no PPGEP é pago?
    • Não.
  • Não sou formado em Engenharia. Posso fazer o mestrado ou doutorado no PPGEP?
    • Sim. É recomendado, no entanto, que o candidato(a) tenha um projeto de pesquisa alinhado com seu futuro orientador(a).
  • Não sou aluno nem servidor da UFMG, mas quero cursar uma disciplina do curso de mestrado ou o doutorado no PPGEP. Isso tem algum custo?
    • Sim. Você participará da seleção de disciplinas isoladas e, se aprovado(a), pagará uma taxa de matrícula/semestre/pessoa.
  • Quero entrar no mestrado ou o doutorado no PPGEP. Posso fazê-lo remotamente?
    • Não. Os cursos do mestrado ou doutorado são ofertados na modalidade presencial.
  • Estou entrando agora no curso (mestrado ou doutorado). Como é feita a minha matrícula?
    • Para fazer a matrícula, o(a) aluno(a) recém-aprovado no processo seletivo deve seguir as etapas do edital e do resultado da seleção. A secretaria então solicita o seu registro ao DRCA. De posse do registro do(a) aluno(a), a secretaria do PPGEP entra em contato com o(a) aluno(a) e fornece orientações sobre como realizar a matrícula. A matrícula de novos alunos é feita de uma maneira diferente do aluno veterano, que já têm acesso ao sistema minha.ufmg.
  • Quais são os horários das aulas no PPGEP?
    • As aulas são geralmente ofertadas no período vespertino, porém, podem ocorrer exceções (inclusive podendo ter oferta no período noturno).
  • Qual a data de … ?
    • O PPGEP define as suas datas baseando-se no calendário acadêmico da UFMG, disponível em Informações Acadêmicas > Calendários.
  • Como é feita a oferta das disciplinas do PPGEP?
    • As disciplinas ofertadas são decididas semestralmente pela equipe de docentes do curso. Nem todas as disciplinas são ofertadas em todos os semestres.
  • Quais matérias preciso cursar no PPGEP?
    • O percurso e as disciplinas que você irá cursar deve ser combinada com o seu orientador(a).
  • Posso fazer apenas uma disciplina por semestre?
    • Você tem 2 anos para finalizar o mestrado e 4 anos para finalizar o doutorado, e deve respeitar esses prazos. No entanto, sugere-se que os créditos de disciplinas sejam finalizados na metade do curso para que o restante do tempo seja dedicado à elaboração da dissertação (mestrado) ou tese (doutorado).
  • Terminei de cumprir os créditos do curso ou (ii) não tem disciplina alinhada ao meu trabalho para eu cursar nesse semestre, ou (iii) estou fora do estado/país. Ainda assim preciso me matricular?
    • Sim. É preciso matricular-se em “Elaboração de trabalho final”, pois o aluno sem matrícula no semestre é passível de exclusão automática pela UFMG.
  • Preciso estender o prazo do meu mestrado / doutorado. Como faço?
    • Verifique na seção de fomulários e faça o preenchimento do mesmo e encaminhe o e-mail de resposta do formulário para a secretaria do PPGEP.
  • Sou aluno(a) do PPGEP e tive um trabalho aprovado em um evento nacional/internacional. Posso receber algum auxílio financeiro para viabilizar minha participação?
    • A verba CAPES/PROAP é enviada ao PPGEP anualmente e pode ser usada para a concessão de auxílio financeiro nesses casos. O pedido pode ser aprovado ou reprovado. Mesmo aprovado, o auxílio pode ser diferente do valor solicitado. Acesse o fomulário de auxílio financeiro e siga as instruções. Imediatamente após o evento (após 5 dias é preciso enviar uma justificativa do atraso), é preciso encaminhar a documentação especificada no formulário para a secretaria do PPGEP para a prestação de contas.
  • Meu pedido de auxílio financeiro foi aprovado. Como usar o auxílio financeiro concedido para o evento nacional/internacional?
    • O valor concedido será depositado em sua conta. Fica a cargo do aluno(a) o pagamento da inscrição no evento, da compra de passagens, hospedagem, alimentação, etc.
  • O meu diploma é feito automaticamente?
    • Não. Verifique na seção de diplomas as atividades (checklist) para fazer o pedido do diploma.
Selecione o motivo da sua mensagem

O assunto da sua mensagem está listado nas Perguntas Frequentes?

Assunto
Mensagem
Formulário enviado com sucesso!
Ocorreu um erro ao enviar o formulário. Verifique todos os campos novamente.