Durante a formação no curso de graduação em Engenharia de Produção, o(a) aluno(a) reflete sobre seu futuro. Seguir uma carreira de Engenheiro(a) no mercado de indústrias ou serviços, ou optar por uma carreira acadêmica? Finalizar o curso, ou especializar-se em um assunto que teve mais afinidade na graduação. No entanto, sem poderem experimentar o mestrado, a dúvida permanece.
Por isso, o PPGEP e o colegiado de graduação em Engenharia de Produção trabalham em conjunto para permitir que o(a) aluno(a) de graduação em Engenharia de Produção possa fazer disciplinas do mestrado durante os dois últimos anos de sua graduação. Assim, os créditos da disciplina podem ser aproveitados tanto na graduação, como no mestrado.
O mestrado acadêmico exige o cumprimento de pelo menos 21 créditos do estudante. Seguindo a estratégia de experimentação das disciplinas do mestrado, o(a) aluno(a) pode cursar X créditos do mestrado enquanto faz a graduação, reduzindo o tempo de permanência no mestrado em X meses.
A participação a aprovação em disciplinas do mestrado não implicam em ingresso do aluno no PPGEP-UFMG. Para fazer o mestrado, o aluno deve se inscrever no processo seletivo do PPGEP para ingressar como aluno regular no mestrado. Caso seja aprovado, os créditos em disciplinas do PPGEP cursadas durante a graduação serão reconhecidos no mestrado do PPGEP, desde que obtidos nos dois anos antes do ingresso no mestrado.