Acessibilidade e saúde mental

Saúde mental

Alunos, professores e secretários do PPGEP contam com serviços de apoio à saúde mental na UFMG. As situações de sofrimento mental podem ser por depressão, estresse, ansiedade, psicoses, esquizofrenia, burnout, entre outros. Sintomas de depressão incluem desânimo, falta de prazer na execução de atividades do dia-a-dia, sentimento de inutilidade ou vazio e falta de sentido na vida. Situações de estresse ocorrem como resposta a um evento desagradável, momentâneo, ou a algo constante, perturbando o equilíbrio. A ansiedade consiste num sentimento vago de tensão, desconforto, apreensão, medo, dificultando a concentração e o relaxamento da pessoa, podendo gerar cansaço e insônia. Psicoses são experiências estranhas e incompreensíveis em que a pessoa é acometida por delírios, aluminações. Esquizofrenias ocorrem quando há distorções no pensamento, percepção, emoções, linguagem, consciência do “eu”. Em crises a pessoa experimenta uma situação de grande sofrimento, pois delírios e alucinações se apresentam de forma muito concreta e real. A síndrome de Burnout envolve exaustão extrema, esgotamento físico, falta de energia, distúrbios de sono.

Acessibilidade e inclusão

Alunos, professores e secretários do PPGEP contam com serviços de apoio à acessibilidade e inclusão, através do NAI, que integra iniciativas como o centro de apoio ao deficiente visual, o grupo de estudos sobre a educação inclusiva e necessidades educacionais especiais, núcleo de libras, de comunicação e acessibilidade, acessibilidade a sistemas, entre outros. O órgão é também a referência para o atendimento de pessoas com deficiência na UFMG.

Acessibilidade do site do PPGEP-UFMG

A acessibilidade do site do PPGEP-UFMG é acessível pelo botão azul no canto superior direito da página. Acesse a página de acessibilidade e saiba mais.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo