Diretrizes e estratégia

Missão

Nossa missão é formar mestres e doutores para atuarem como pesquisadores, professores e profissionais na área de Engenharia de Produção em instituições públicas e privadas de modo a contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país de forma sustentável e socialmente justa. Essa formação capacita o nosso egresso a atuar no mercado de trabalho público e privado, interferindo de forma direta na produção de novos conhecimentos, na melhoria dos recursos materiais e humanos de sistemas de produção de uma maneira ética e em prol da sociedade.

Visão

O PPGEP-UFMG quer manter a liderança regional e a excelência na formação de pesquisadores, professores e profissionais altamente capacitados e especializados na área de Engenharia de Produção, se posicionando entre os melhores programas da área no Brasil.

À médio prazo o PPGEP quer em elevar a nota dos cursos de Mestrado e Doutorado à categoria 6, a fim de que seja considerado um Programa de elevado padrão de excelência no conceito CAPES. À longo prazo, o objetivo é alcançar um desempenho destacado dos demais programas, com nota 7.

Objetivos geral e específicos

O objetivo geral do PPGEP-UFMG é formar recursos humanos altamente qualificados, capazes de responder aos desafios científicos, tecnológicos, ambientais e sociais da atualidade, no que compete à Engenharia de Produção. Deseja-se, assim, prover uma formação que capacite o egresso a atuar tanto na área acadêmica quanto no mercado de trabalho público e privado, interferindo de forma direta na produção de novos conhecimentos na área de Engenharia de Produção e/ou na melhoria dos recursos materiais e humanos de sistemas de produção, de uma maneira ética e em prol da sociedade.

Mais especificamente, o PPGEP-UFMG persegue os seguintes objetivos:

  1. Conduzir pesquisas de ponta que gerem novos percepções e contribuições acadêmicas e sociais, passíveis de publicação em periódicos de ampla circulação e rigorosa arbitragem;
  2. Criar e manter um ambiente de aprendizagem promovendo os valores ligados ao ensino público, gratuito e de qualidade, que permita aos discentes socializarem entre si e com os professores, de modo a adquirir tanto os conhecimentos quanto as habilidades e ética necessárias para se tornarem pesquisadores/profissionais de excelência;
  3. Unir ensino, pesquisa e extensão de uma maneira balanceada, de modo a propiciar a integração entre essas áreas de atuação, e propiciando impacto do programa na sociedade através do desenvolvimento de tecnologias e melhoramento de processos organizacionais no setor público e privado;
  4. Aumentar a sua internacionalização, por meio de acordos internacionais, projetos de cotutela, atração de alunos estrangeiros e realização de estágios pós-doutorais, visando uma constante capacitação dos seus docentes e discentes e a divulgação dos trabalhos realizados no Programa.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão utilizada para o direcionamento de uma organização em um período determinado. Esse planejamento deve ser um processo sistêmico de definição de meios para alcançar os objetivos do PPGEP.

Uma comissão de autoavaliação e planejamento estratégico do PPGEP-UFMG é instituída incluindo representantes de todos os segmentos que atuam no programa, a saber: 1 representante da coordenação da Pós-Graduação, 1 representante docente por linha de pesquisa, 1 representante discente por linha de pesquisa e 1 representante técnico-administrativo. O processo ocorre por meio de reuniões periódicas (mensais) da comissão responsável, em geral na primeira sexta-feira de cada mês. Essa comissão define um cronograma de assuntos a serem discutidos em cada reunião em função da etapa do Planejamento Estratégico desenvolvida. Os procedimentos são:

  • Revisão dos propósitos básicos e construção da identidade organizacional do PPGEP
  • Autoavaliação
  • Levantamento nas linhas de pesquisa
  • Análise ambiental
  • Seleção dos objetivos estratégicos e construção de plano de ação
  • Formalização do Plano Estratégico
  • Definição de procedimentos de revisão e de acompanhamento do plano estratégico.

Revisão dos propósitos básicos e construção da identidade organizacional do PPGEP

A comissão busca entender os objetivos e missão da UFMG para alinhar o plano estratégico do programa ao plano estratégico da UFMG. Esse documento apresenta informações fundamentais sobre o perfil e projeto pedagógico institucional, políticas acadêmicas, desenvolvimento institucional, políticas de gestão, infraestrutura, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional.

A UFMG assume a missão de “… gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, destacando-se como Instituição de referência na formação de indivíduos críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade, com vistas à promoção do desenvolvimento econômico, da diminuição de desigualdades sociais, da redução das assimetrias regionais, bem como do desenvolvimento sustentável.” (PDI UFMG, 2018, p. 17). A UFMG visa garantir o cumprimento das suas finalidades e seu compromisso com os interesses sociais ao estabelecer e assumir essa missão, que além da formação de qualidade de discentes, em todos os níveis, também se compromete com o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, econômico e social do estado, da região e do país.

Essa missão é um importante direcionador para estabelecer os objetivos da Pós-graduação na UFMG, que além da excelência acadêmica, também se preocupa, dentre outros fatores, com a inserção internacional, produção intelectual, expansão das áreas de atuação, aumento de matrículas e ampliação de acesso por meio de políticas de ação afirmativas, solidariedade institucional, integração com a graduação e estímulo a inter e transdisciplinaridade na Pós-graduação.

A visão e missão do PPGEP-UFMG comunga dos objetivos da Pós-Graduação na UFMG conforme demonstrado em resultados e ações concretas, tais como: inserção de egressos e discentes no mercado de trabalho (em universidades, empresas públicas e privadas), parcerias internacionais firmadas e incentivo ao intercâmbio discente e docente (convênios assinados, doutorados sanduíche e em cotutela e estágio pós-doutoral de docentes em instituições estrangeiras), produção intelectual qualificada (em quantidade e qualidade demostrada pelo índice H), implantação de políticas de ações afirmativas (a partir de 2018), solidariedade institucional (inclusive com resultados concretos, como a aprovação do mestrado em Engenharia de Produção da UFOP) e pesquisas e projetos multidisciplinares e transdisciplinares (pontuado em autoavaliação anteriores do PPPGEP e com ações implementadas nos últimos anos).

Autoavaliação

Os procedimentos adotados na Autoavaliação do PPGEP são realizados consoante as diretrizes da CAPES, que inclui a autoavaliação dos programas de pós-graduação nos seus componentes de Avaliação, reconhecendo a necessidade de ampliar a atuação e melhoramento da qualidade do Sistema (CAPES, 2019). O PPGEP adota questionários incluindo formalmente os discentes do programa e das mudanças de avaliação no quadriênio, além do levantamento de informações nas linhas de pesquisa.

Levantamento nas linhas de pesquisa

Em paralelo ao processo de Autoavaliação, os docentes e discentes membros da comissão de autoavaliação e planejamento estratégico conduzem levantamentos e discussões nas respectivas linhas de pesquisa, para serem utilizadas no Planejamento Estratégico.

Cada docente da linha e o discente representante identificam, individualmente, os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Realiza-se um brainstorm em cada linha de pesquisa para levantar o maior número de alternativas e pontos de vistas individuais. Os docentes utilizam informações coletadas diretamente com os discentes nas reuniões de orientação. Em seguida, são feitas reuniões com os docentes e discente representante em cada linha de pesquisa para discutir e confrontar os levantamentos individuais. Por fim, cada linha formaliza um documento com os resultados identificando os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades para o PPGEP. As reuniões também são utilizadas para esclarecer sobre o processo avaliativo, as mudanças e novas necessidades da avaliação da CAPES.

Análise Ambiental

A análise SWOT (do inglês, Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) é uma das mais difundidas ferramenta de gestão e é frequentemente utilizada em diagnósticos organizacionais. No caso do Planejamento Estratégico do PPGEP, a análise SWOT permite o diagnóstico do programa gerando insumos norteadores para a tomada de decisão. Os representes da comissão apresentam os resultados alcançados em cada linha de pesquisa nas reuniões da comissão. A comissão utiliza os resultados da autoavaliação e a análise SWOT realizado nas linhas de pesquisa para identificar forças (pontos fortes), fraquezas (pontos fracos), ameaças e oportunidades para o PPGEP, como segue:

Forças:

  • Visão estratégica e cultura de planejar;
  • Inserção no mercado de trabalho;
  • Inserção social;
  • Estrutura curricular;
  • Publicação em estratos superiores do Qualis com discentes e egressos do doutorado.

Fraquezas:

  • Processos administrativos ainda mal mapeados;
  • Visibilidade do programa pode ser melhorada;
  • Quantidade e qualidade das publicações de discentes e egressos do mestrado pode ser melhorada.

Oportunidades:

  • Liderança regional;
  • Inserção de egressos no mercado;
  • Interesse do setor produtivo em áreas tradicionalmente abordadas pelo PPGEP;
  • Reestruturação das linhas de pesquisa.

Ameaças:

  • Aposentadorias de docentes;
  • Restrições orçamentárias e dificuldade de obter financiamento.

Seleção dos objetivos estratégicos e construção de plano de ação

Com base na análise SWOT, são selecionados os objetivos estratégicos que direcionam o PPGEP. Os objetivos estratégicos do PPGEP são listados a seguir e os planos de ação relacionados a cada um desses objetivos são apresentados no Plano Estratégico. Os objetivos estratégicos são:

  • Consolidar o nível de publicação de alta qualidade e aumentar a quantidade de publicações com discentes e egressos do mestrado;
  • Melhorar a visibilidade do PPGEP;
  • Aumentar o número de patentes e produtos desenvolvidos;
  • Estabelecer e fortalecer parcerias nacionais e internacionais;
  • Mapear os processos administrativos;
  • Fazer o Planejamento Estratégico com a participação dos docentes, dos discentes e pós-doutorandos para o seu conhecimento e a sua melhor efetivação;
  • Evidenciar aos discentes e residentes pós-doutorais sobre as diretrizes que guiam a formação em Engenharia de Produção;
  • Incentivar a transversalidade na formação em disciplinas;
  • Explicitar os critérios para a melhor a distribuição de orientandos entre os docentes;
  • Fazer um debate ampliado com os docentes sobre as regras de credenciamento de docente no PPGEP;
  • Sistematizar o processo de autoavaliação do PPGEP com a colaboração de seus membros e de consultor externo.
  • Atualizar o Regulamento em vigor alinhado às NGPG (de 2017)

Formalização do Plano Estratégico

A comissão de autoavaliação e planejamento estratégico formaliza o Plano Estratégico do PPGEP-UFMG. A visão estratégica e a cultura de planejar estão interiorizadas no PPGEP. Os resultados relacionados com o autoconhecimento (resultados dos questionários de autoavaliação e levantamento nas linhas são alinhados aos planos anteriores), tomada de decisão racional (continuidade e embasamento nas definições e ações do programa), facilidade de comunicação e redução de ruídos (pontos comuns levantadas na autoavaliação e nas linhas de pesquisa), comprometimento coletivo (disponibilidade e envolvimento dos integrantes de todas as linhas de pesquisa), identificação de oportunidades e diminuição de retrabalhos (consistência dos planejamentos ao longo do tempo).

Definição de procedimentos de revisão e de acompanhamento do plano estratégico

O procedimento de reavaliação e revisão do Planejamento Estratégico do PPGEP é feito com periodicidade anual num processo contínuo com discussão e aperfeiçoamento. Reavalia-se o conteúdo dos questionários utilizados para coleta de dados na autoavaliação e, caso necessário, são construídos questionários específicos para coleta de dados no PPGEP. Ao utilizar questionários mais direcionados às necessidades do PPGEP e ao formato atual de avaliação podemos coletar as informações necessárias na avaliação e planejamento do programa. O PPGEP incentiva a participação de discentes, docentes e técnicos administrativos, além de inserir questionários específicos para os egressos agrupando o acompanhamento dos egressos e a autoavaliação.

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