Sobre o Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFMG, nível Doutorado, é oferecido nas áreas de Pesquisa Operacional e Intervenção em Sistemas Sociotécnicos.
O curso visa o desenvolvimento da habilidade de conduzir pesquisa original e independente, em áreas específicas da Engenharia de Produção, bem como a formação de docentes para o ensino superior. Exige-se do doutorando a preparação obrigatória de tese, compreendendo revisão bibliográfica adequada, com sistematização das informações existentes e do planejamento e realização de trabalho necessariamente original.
É esperado que o trabalho de tese seja convertido em pelo menos uma publicação internacional em periódicos indexados da área.
Quem pode se candidatar?
Para entrada no programa não há exigência que o candidato tenha graduação em Engenharia de Produção. Na verdade, considera-se interessante que o programa também inclua alunos com formações em outras áreas, tais como outras Engenharias, Ciência da Computação, Matemática, Economia, etc. No entanto, são esperados candidatos com sólida formação quantitativa, possuindo bom conhecimento de cálculo diferencial e integral, álgebra linear e uma boa base de estatística e de programação de computadores. O título de Mestre não é uma exigência, mas é recomendável.
Duração do curso
A previsão é que o curso seja terminado em um período de 48 meses.
Dedicação ao curso
Espera-se dos alunos com dedicação integral ao programa durante, pelo menos, o primeiro e segundo ano de estudos. Sugere-se que alunos com bolsas de estudos tenham dedicação integral durante todo o período de bolsa, no entanto, é possível conciliar o curso com alguma atividade profissional adicional em tempo parcial.