Integração com a Graduação

Durante a graduação em Engenharia de Produção, o(a) aluno(a) começa a refletir sobre as escolhas que moldarão seu futuro: seguir a carreira no mercado de trabalho, atuando como engenheiro(a) nas indústrias ou serviços, ou optar por uma jornada acadêmica? Concluir o curso ou investir em uma especialização em áreas de maior interesse durante a graduação?

A UFMG, através das suas Normas Gerais de Graduação, determina que todos os cursos ofereçam um Núcleo Avançado. Esse núcleo é composto por atividades acadêmicas de pós-graduação, abertas também para os estudantes de graduação, permitindo uma experiência de aprendizado mais profunda e conectada com a pesquisa de ponta.

Esse Núcleo Avançado aproxima os cursos de graduação e pós-graduação, promovendo uma formação acadêmica verticalizada e incentivando os alunos a ingressarem na pós-graduação. Essa integração está em sintonia com os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG para o período de 2024-2029.

Os alunos de diversos cursos têm a oportunidade de cursar disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPGEP), com uma atenção especial aos estudantes da Escola de Engenharia. Para facilitar essa integração, a cada semestre, o Calendário de Matrículas da Graduação estabelece um período específico para que os alunos solicitem matrícula nas disciplinas de pós-graduação, ampliando suas possibilidades de aprendizado e crescimento acadêmico.

Os alunos da graduação poderão aproveitar até 50% das disciplinas optativas do mestrado (8 créditos). As disciplinas a serem aproveitadas deverão ter sido cursadas a menos de 3 anos do pedido de aproveitamento. O conceito mínimo das disciplinas a serem aproveitadas é B (80 pontos).

A participação a aprovação em disciplinas do mestrado não implicam em ingresso do aluno no PPGEP-UFMG. Para fazer o mestrado, o aluno deve se inscrever no processo seletivo do PPGEP para ingressar como aluno regular no mestrado.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo