Projetos

Os projetos de pesquisa envolvem aspectos técnicos, organizacionais, sociais e econômicos e foram desenvolvidos aproveitando a diversidade do corpo docente do PPGEP-UFMG. Esses projetos abordam áreas clássicas da Engenharia de Produção, conforme a ABEPRO, tais como Planejamento da Produção, Logística e Cadeia de Suprimentos, Modelagem, Simulação e Otimização, Programação Matemática, Processos Estocásticos, Gestão do Desempenho Organizacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Riscos, Organização do Trabalho, Ergonomia, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade. Os problemas e situações práticas tratados nesses projetos se encontram em empresas de engenharia de manufatura global, em sistemas logísticos de transporte e de distribuição, em sistemas de serviços como redes hospitalares, cooperativas, dentro outras. Tais problemas apresentam elevada complexidade e alto grau de intercorrelação entre subsistemas distintos.

CNPq (444452/2023-0) Estudos Primários e Originais: Planejamento integrado de rede de APS para maior equidade de acesso a serviços hierárquicos de saúde pública
O SUS é o maior sistema de saúde público do mundo e é dividido em cuidados de saúde primários, secundários e terciários. Sistemas nacionais de saúde pública, como o SUS, são formados por serviços integrados de forma hierárquica visando prover cobertura universal de saúde de forma equânime. Porém, o financiamento público representa apenas 41 dos gastos com saúde, que se concentram principalmente na atenção especializada e hospitalar. A acessibilidade é um problema. A satisfação dos cidadãos com o sistema de saúde diminuiu de 41 para 34 de 2010 a 2020. Desafios significativos dizem respeito ao planejamento de recursos humanos e de serviços. O acesso da população à Atenção Primária a Saúde (APS) nas 457 regiões de saúde é muitas vezes desigual, dada a heterogeneidade geográfica, econômica e até cultural da população. Ao considerar a infraestrutura de saúde existente, este projeto de pesquisa pretende ajudar a dimensionar a força de trabalho das unidades e propor a localização de novas unidades APS para reduzir o desequilíbrio entre necessidades e suprimentos em microrregião de saúde. Os resultados do modelo podem sugerir uma estratégia para alcançar a cobertura universal tanto da perspectiva da acessibilidade geográfica quanto dos serviços.
Projeto 2
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Projeto 3
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Projeto 4…
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Rolar para cima
Pular para o conteúdo