Os projetos de desenvolvimento envolvem aspectos técnicos, organizacionais, sociais e econômicos e foram desenvolvidos aproveitando a diversidade do corpo docente do PPGEP-UFMG. Esses projetos abordam áreas clássicas da Engenharia de Produção, conforme a ABEPRO, tais como Planejamento da Produção, Logística e Cadeia de Suprimentos, Modelagem, Simulação e Otimização, Programação Matemática, Processos Estocásticos, Gestão do Desempenho Organizacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Riscos, Organização do Trabalho, Ergonomia, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade. Os problemas e situações práticas tratados nesses projetos se encontram em empresas de engenharia de manufatura global, em sistemas logísticos de transporte e de distribuição, em sistemas de serviços como redes hospitalares, cooperativas, dentro outras. Tais problemas apresentam elevada complexidade e alto grau de intercorrelação entre subsistemas distintos.
Otimização, modelagem estocástica, algoritmos e análises
Projetos de desenvolvimento ativos na área de otimização, modelagem estocástica, algoritmos e análises.
Operações de Produção Inteligentes e Integradas (OPI)
Programa de Aprendizado de Máquina Federado para Veículos Conectados
Pesquisa e Desenvolvimento do Sistema Puxado de Policiamento – SPP
Desenvolvimento de sistema com malha de sensores para monitoramento da saúde estrutural e acompanhamento da perda de espessura de parede de tubulações, usando conceito IoT e análise automática de dados por algoritmos de inteligência artificial
Terras Indígenas em Foco Descrição
Incorporando modelos geoestatísticos à análise de Produtividade e Eficiência de Empresas Brasileiras do Setor de Energia Elétrica e na Avaliação de Políticas Públicas.
Desenvolvimento de metodologia de suporte a sistema de decisão para mercado futuro de energia
Modelos de soft-computing/machine learning para a previsão de indisponibilidade forçada de equipamentos em PCHs/CGHs
Expertise do trabalho e estudos sociais
Projetos de desenvolvimento ativos na área de expertise do trabalho e estudos sociais.